Enfermeiras Distinguidas com medalhas de mérito e Prémio Nacional de Saúde 2008
O projecto Enfermeiro On-Line felicita a Enf.ª Rosa Maria Castelão Rodrigues e a Enf.ª Maria Eduarda Tavares Tinoco, pelas medalhas de mérito por serviços prestados no âmbito da Saúde, entregues a 7 de Abril, pela Dr.ª Ana Jorge, Ministra da Saúde.
No caso da Enf.ª Rosa Maria Castelão Rodrigues, o Ministério da Saúde atribuiu uma medalha de prata pela sua dedicação à causa pública, nomeadamente ao trabalho desenvolvido na Associação «Moinho da Juventude», na Cova da Moura ,e pelo facto de ter feito parte da equipa de profissionais de saúde portugueses que participaram nas operações de socorro aquando do Tsunami, em 2004.
A Enf.ª Maria Eduarda Tavares Tinoco recebeu igualmente a medalha de prata pelo valioso contributo que deu ao longo da sua vida profissional enquanto enfermeira directora do Distrito de Vila Real e impulsionadora de intervenções inovadoras ao nível dos Cuidados de Saúde Primários.
Na mesma sessão, a Enf.ª Mariana Diniz de Sousa, primeira Bastonária da Ordem dos Enfermeiros, recebeu o Prémio Nacional de Saúde 2008. À Srª Enfermeira Mariana Diniz de Sousa deixamos as maiores congratulações.
A confimação do contributo social da Enfermagem...
-----------------------------------------------------------------------------------------
VACINAS NAS FARMÁCIAS - CUIDADO!!!
A Ordem dos Enfermeiros, zelando pela segurança dos cidadãos no que se refere aos cuidados de Enfermagem, emitiu um comunicado à população (que pode ser lido no site da Ordem dos Enfermeiros - www.ordemenfermeiros.pt) que passamos a transcrever: "ORDEM DOS ENFERMEIROS Vacinação em farmácias Anunciado que está para Outubro o início de uma campanha nas farmácias intitulada: «Vacine-se contra a gripe na sua farmácia», vem a Ordem dos Enfermeiros - de acordo com o parecer do Conselho de Enfermagem (enquanto órgão profissional da OE que zela pela qualidade dos cuidados de Enfermagem) -aconselhar os clientes das farmácias aderentes a solicitar que a administração de vacinas, assim como de outros medicamentos prescritos por médicos assistentes, seja realizada por enfermeiros. Existindo farmácias que integram na sua equipa multidisciplinar enfermeiros que, dentro de um conjunto alargado de intervenções de Enfermagem, prestam primeiros socorros, administram medicamentos e vacinas não incluídas no Plano Nacional de Vacinação, aconselha-se os clientes a recorrerem às farmácias aderentes que possuam enfermeiros na sua equipa de saúde. São os enfermeiros que, melhor que qualquer outro profissional, possuem conhecimentos e competências para prestar estes cuidados, encontrando-se legalmente habilitados para o fazer, conforme exige o nº1 do Artigo 3.º pela Portaria n.º 1429/2007 de 2 de Novembro. Para mais informação consultar o parecer nº 46/2008 do Conselho de Enfermagem, disponível no site da Ordem dos Enfermeiros(www.ordemenfermeiros.pt) na rubrica de Informação / Pareceres. O Conselho Directivo da Ordem dos Enfermeiros 1 de Outubro de 2008"
----------------------------------------------------------------------
Processo de melhoria do projecto
Os seus Enfermeiros On-Line, com o objectivo de melhorar a qualidade do site, estão a avaliar os dados do inquérito on-line ministrado durante os meses de Dezembro de 2006 e Janeiro de 2007, cujas respostas desde já agradecemos a todos os cibernautas que se prontificaram a comunicar connosco, respondendo ao referido inquérito. Como o projecto Enfermeiro On-Line é um projecto voluntário, tendo de se compatibilizar com as vidas pessoais e profissionais dos enfermeiros por este responsáveis, tem sido muito difícil gerir o trabalho de análise dos questionários e elaboração do relatório, a actualização contínua dos artigos publicados no site e a resposta atempada a todos os mails enviados. Por esta situação, pedimos desde já desculpa pela demora na respostas aos nossos utentes, cujo compromisso de providenciar informação com a qualidade e rigor proposta pelo projecto será em breve assegurado sem contratempos. Como tal, pensa-se inovar a comunicação através de mail, categorizando as questões por programa de saúde (tal como os artigos do nosso site). Desta forma, teremos enfermeiros, com eventual consultoria de enfermeiros especialistas nas diferentes áreas, a responder aos diferentes mails, por categoria. Na altura em que se dimensionarem as alterações, todos os utentes do projecto serão atempadamente e devidamente informados. Da análise dos dados dos questionários, emitiremos um relatório, que será divulgado, no sentido de melhorar a acessibilidade dos utentes aos serviços de saude. Até lá, pedimos a todos os cibernautas compreensão e garantimos que a qualidade que merecem será assegurada e o projecto Enfermeiro On-Line procurará um percurso de maior proximidade com os nossos utentes e as suas reais necessidades. Os melhores cumprimentos Os vossos enfermeiros on-line